Regulamento 4ª Temporada PTRL

1. Equipas

1.1. Condições Categoria Ultimate Series Liga 1.
Os 10 primeiros classificados da edição anterior por ordem de classificação do 1º até ao 10º têm a obrigatoriedade de escolher a equipa que querem representar e de escolher um Piloto que tenha ficado entre o 11º até ao 20º(os 4 que sobem contam como não correram na Categoria Ultimate contam como 17º 18º 19º e 20º).

1.2. Condições Categoria Pro Series liga 2 e Challenger Series liga 3.
Os pilotos que ficarem entre 5º e 10º Classificado da edição anterior mais os 4 Pilotos que subiram da divisão inferior por ordem de classificação têm a obrigatoriedade de escolher a equipa que querem representar e o piloto que querem como colega de equipa, sendo que têm obrigatoriam

ente de escolher um Piloto que tenha descido de divisão ou um dos que ficou entre o 11º e 16º Classificado.

1.3. Condições Categoria Rookie Series liga 4.
Os pilotos que ficarem entre o 5º e 14º Classificado da edição anterior por ordem de classificação têm a obrigatoriedade de escolher a equipa que querem representar e o Piloto que querem como colega de equipa, sendo que têm obrigatoriamente de escolher um piloto que tenha descido/subido de divisão mais os pilotos que ficaram em 15º e 16º Classificados.

2. Definições de corrida

2.1. Definições do Lobby.
Duração de corrida: 50%
Qualificação: Curta
Meteorologia: Dinâmica
Danos: Completo
Corte de Curvas: Rígido
Ghosting: Desligado
Lobby: aberto 10 minutos antes do inicio da sessão

2.2. Assistências

3. Calendário

4. Pontuação

1º. 25 pontos
2º. 18 pontos
3º 15 pontos
4º 12 pontos
5º 10 pontos
6º 9 pontos
7º 8 pontos
8º 7 pontos
9º 6 pontos
10º 5 pontos
11º 4 pontos
12º 3 pontos
13º 2 pontos
14º 1 ponto
15º – 20º 0 pontos

Se algum dos primeiros 14 pilotos conseguir fazer a volta mais rápida em corrida será adicionado 1ponto.

5. Subidas e descidas de divisão

Em todas as ligas da PTRL, (Ultimate, Pro, Challenger, Rookie e Starter), descem sempre os 4 últimos classificados de cada liga obrigatoriamente (5.d).
Em todas as Ligas da PTRL, (Ultimate, Pro, Challenger, Rookie e Starter), sobem sempre os 4 primeiros classificados de cada Liga obrigatoriamente (5.d).

5.1. Desistências
No caso de existir algum piloto que desista do campeonato nas últimas 4 etapas do campeonato, apenas três pilotos irão descer de Liga e fica uma vaga livre para corrida de selecção.

5.2. Castigos
No caso de existir algum piloto dentro dos lugares de subida que não pretenda fazer a subida de Liga, terá de se justificar perante a Direção.

5.3. Castigos I
Se a justificação não for aceite, o piloto em causa levará um aviso e será o último do grupo promovido a escolher o carro com que quer correr na época seguinte.

5.4. Castigos II
Se o piloto já tiver levado um aviso (5.3) e mesmo assim persistir em não querer ser promovido será excluído da liga.

6. Pedidos de análise de Incidentes

6.1 Reclamações
Todos os pilotos têm direito a reclamar de qualquer tipo de incidente que tenha decorrido durante a corrida, para tal, todas as reclamações deverão ser feitas em privado com o Diretor de Prova da respectiva divisão num prazo máximo de 24 horas após término da corrida. Apenas serão considerados os reportes que incluírem prova em forma de vídeo, desde que a prova se encontre dentro de determinados parâmetros (6.2)

6.2.Requisitos para gravações de vídeo que acompanham os reportes.
Só serão aceites imagens gravadas pelo piloto, seja através de programas de captura seja por outros dispositivos como telemóvel, desde que de qualidade suficiente para discernir os elementos do jogo (como o HUD e os outros carros).

7. Diretores de Prova

Ultimate Series Liga 1 – Rúben Alves
Pro Series Liga 2 – Pedro Borda D’Àgua
Challenger Series Liga 3 – Fábio Roque
Rookie Series Liga 4 – Laurentino Angélico

8. Punições

8.1 Punições
Em caso do incidente não ser absolvido pelos Comissários, será então aplicada pela direção da Liga, uma das seguintes punições de acordo com a tabela de penalidades.

8.1.1 Reset to track
+10 segundos na Classificação Geral da etapa em questão. Se o reset to track for automático pelo jogo, o piloto em questão não leva punição.

8.1.2. Punições Leves
De 1 a 3 pontos ou -5 a -15 segundos na Classificação Geral da etapa em questão.

8.1.3. Punições Médias
De 3 a 6 pontos ou -20 a -40 segundos na corrida em questão e/ou sem Qualificação na Próxima Corrida

8.1.4. Punições Graves
A equipa de stewards reserva-se , com decisão conjunta com a direção, ao direito de tirar pontos, alterar a posição final da corrida, atribuir race ban.

8.2. Comportamento propositadamente anti-desportivo
No caso de um piloto colidir propositadamente noutro, resultando em dano terminal, este será imediatamente desqualificado, levando á perda total de pontos para o piloto (não para a equipa) e proibição de participar nas restantes corridas da temporada.

8.3. Gravação da Corrida
O piloto que não apresentar o vídeo de gravação da corrida, no momento do evento do caso em análise, em até 24 horas, será punido com 20 Segundos adicionados ao tempo total da etapa em revisão, caso termine em lugar pontuável, ou quali ban na etapa seguinte em caso de desistência/ término da corrida fora de lugar pontuável.

A comissão de investigação reserva o direito de punir qualquer tipo de conduta inapropriada dos pilotos na pista caso seja constatado o mesmo

9. Decisões sobre a Corrida

9.1. Queda de Conexão
Em caso de queda de conexão que seja superior a 50% da quantidade de pilotos que estão disputando a prova, e a prova estiver com menos de 60% concluída esta ficará anulada e será marcada uma nova data para realização da mesma, sendo esta definida pela direção.


9.1.2 Queda de Conexão II

Em caso de queda de conexão de 100% da quantidade de pilotos que estão disputando a prova, e a mesma estiver com mais de 50% concluída a direção se reunirá e dará o parecer sobre o resultado.

9.1.3. Queda de Conexão III
No caso de existir uma queda de conexão durante a transição qualy – corrida(lobby ficar em loading), todos os pilotos iram juntar-se a um novo servidor e será feito grid personalizado consoante a qualificação da corrida, os primeiros 10 pilotos são obrigados a arrancar com os pneus com que fizeram a qualificação no lobby anterior.

9.2. Divergências de Resultados
Em caso de divergências de resultado por motivo de tela de resultado final diferente entre pilotos, fica validado como resultado oficial a tela de resultado final da transmissão

10. Critérios de Desempate

10.1. Atribuição de título .
O Título de Pilotos será dado ao piloto que tenha o maior número de pontos somados no final de cada época na sua respetiva Liga.

10.1.2 Empate de pontuação.
No caso de ocorrer um empate entre pilotos por qualquer lugar da tabela classificativa, será vencedor o que tiver maior numero de 1º Lugar, 2ºLugar e assim respectivamente.

10.2 Decida de divisão.
A descida de divisão será dada aos 4 pilotos que tenham o menor número de pontos somados no final de cada época na sua respetiva Liga.

10.1.2 Empate de pontuação na descida de divisão.
No caso de ocorrer um empate entre pilotos por qualquer lugar da tabela classificativa, desde de divisão o que tiver maior numero de 20º, 19º, 18º e assim respectivamente.

11. Expulsão de Pilotos

11.1 Análise e Julgamento
A direcção reserva o direito de analisar e julgar qualquer situação de expulsão de pilotos durante o decorrer da época. O mesmo pode acontecer por existirem demasiados problemas de conexão de internet que coloquem em causa o bom funcionamento das corridas, comportamento inadequado que coloque em risco o bem estar dos participantes das Ligas, ofensas e outros.

12. Direitos de Imagem

12.1. Autorização PTRL
Qualquer piloto ao inscrever-se na PTRL (Portugal Racing League) está automaticamente autorizando a PTRL (Portugal Racing League) a ter o total direito de utilização da sua imagem (caso esta seja disponibilizada) do mesmo nas transmissões da plataforma na qual se inscreveu, mesmo em caso de desistência da mesma.

13. Falta de comparência

13.1 Avisar com antecedência
Em caso de falta de comparência o piloto que for faltar terá de avisar com antecedência o diretor de prova responsável pela liga em que o piloto compete, depois de 3 faltas com aviso o piloto pode ter a sua continuação na liga será revista pela direção.

13.2 Faltar sem avisar
Em caso de um piloto faltar sem avisar o diretor de prova responsável pela liga onde corre, este receberá um aviso, depois de duas faltas sem aviso / explicação, será expulso da liga.

14. DURANTE A CORRIDA

14.1. Obrigatoriedade
Todos os pilotos são obrigados a terminar a corrida onde estão a participar, estando dentro ou fora das posições de pontuação. Caso não terminem a corrida essa situação irá ser revista pelo director de prova podendo ocorrer em punições ao piloto em causa (8.).

14.2 Recorrência
Se for recorrente um piloto constantemente desconectar-se das corridas por se encontrar num posto que não pontua, ou por ter danos no seu carro, este poderá perder o direito a competir na Liga ou ser trocado pelo piloto de reserva. Esta decisão cabe à direção em conjunto.

14.3 Fair Play
Em todo o decorrer das épocas em todas as Ligas a PTRL apela ao Fair Play e ao respeito pelo adversário. Contacto entre pilotos propositadamente durante qualquer evento que decorra da PTRL não é aceite pela direção e poderá levar à expulsão do ou dos pilotos em causa.

14.4. Voltar à pista
No caso de um piloto ter um acidente em pista sozinho ou que force outro carro a sair de pista, ambos terão de regressar à pista com o maior cuidado possível, o piloto que forçar outro a sair de pista deverá obrigatoriamente devolver a posição em causa. Caso não o faça, o diretor de prova poderá ser obrigado a agir e a punir o piloto em causa caso o incidente seja relatado ou não.

14.5. Ultrapassagens
O piloto que está a tentar ultrapassar nunca deve ser demasiado agressivo, pois ele é que está a executar uma manobra perigosa e tem obrigatoriamente que evitar qualquer tipo de contacto com outro piloto.

14.5.1. Ultrapassagens I
Qualquer piloto que faça uma ultrapassagem com as 4 rodas fora dos limites da pista, deverá ceder a posição o mais depressa possível para evitar qualquer tipo de punição por parte do diretor de prova.

14.6. Decisões do jogo
Em caso extraordinário de o jogo pedir a um piloto para conceder a posição a outro, este deve de o fazer de forma segura sem colocar em risco nenhum piloto. É importante que o piloto não cause uma situação perigosa que possa colocar em risco a sua corrida ou a dos outros.

14.7. Desistências
Se por alguma razão um piloto precisar de se retirar de um evento, deverá obrigatoriamente de fazê-lo na Pit Lane, nunca em pista.

14.8. IA / Ghosting
A PTRL pede a todos os participantes para não fazerem Ghosting durante qualquer sessão em qualquer situação, VSC, SC especialmente. Se um piloto pretender desistir de um evento, deverá dirigir-se às Boxes e fazer a sua desistência aí.

14.9. Safety Car
Todos os pilotos devem obrigatoriamente de respeitar todos os pilotos que se encontram atrás ou à frente dos mesmos. Enquanto o Safety Car estiver em pista, em todos os momentos os pilotos devem de permanecer a uma distância do seu adversário entre 1 a 2 dois carros. Estes não podem circular a uma velocidade inferior a 90km/h em qualquer momento durante o período de Safety Car. Os pilotos devem de evitar ao máximo uma condução perigosa, isto inclui travagens súbitas ou perigosas para os outros pilotos. É expressamente proibido qualquer piloto colocar-se em AI. Na eventualidade de um piloto ser dobrado sobre condições de Safety Car, este quando o Safety Car estiver a terminar deve posicionar-se em pista de forma que não prejudique os pilotos que estejam a dobrar em qualquer momento algum, permitindo assim a passagem dos carros mais rápidos.

14.10. Limites de Pista
Todos os pilotos têm obrigatoriamente de se manter dentro dos limites da pista pelo menos com duas rodas. Os limites da pista são definidos pelas linhas brancas e não pelas Kerbs. Ganhar tempo ao cortar curvas não é permitido, todos os pilotos que forem vistos pelo Grupo de comissários, consecutivamente a abusarem dos limites da pista poderão ser penalizados ou até desclassificados do evento.

15. Bandeiras

Todas as bandeiras no F12019 têm o mesmo significado que na vida real, neste caso o regulamento funciona da mesma forma.